MATERIAIS DE APOIO

A captação de recursos, o monitoramento de indicadores de resultado e a comunicação com o público em geral são algumas das atividades que podem se tornar desafios para quem trabalha na atenção para pessoas egressas. Com o intuito de fornecer apoio técnico para essas organizações, o Portal para Liberdade apresenta vídeos e outros materiais voltados para organizações e profissionais que atuam no tema.

 

Nesta página você encontra materiais da campanha Sócios da Liberdade, informações sobre o Escritório Social e um modelo de ata de criação de Rede de Atenção à Pessoa Egressa, entre outros materiais de apoio.

A campanha Sócios da Liberdade mostra que empregar pessoas egressas cria novas possibilidades de trajetórias, trazendo impactos positivos para toda a sociedade.

Apesar das oportunidades escassas de inserção social para pessoas presas e egressas no Brasil, iniciativas promissoras voltadas para o trabalho e para a qualificação de pessoas presas e egressas surgem pelo país. O Instituto Igarapé mapeou 10 dessas ações. Elas são apresentadas na publicação “Estratégias para a Liberdade: Guia de Práticas Promissoras de Qualificação e Trabalho para Pessoas Presas e Egressas”. O objetivo é incentivar que sejam melhor avaliadas e multiplicadas pelo poder público e pela sociedade civil. E também informar quem se interessa pela prevenção da violência sobre o que funciona.

Ciclo de Workshops para o fortalecimento da atenção as pessoas egressas do sistema prisional

Assista aos vídeos dos workshops e utilize o ícone do canto superior direito da tela do tocador de vídeo para alterar os vídeos

Redes de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Prisional

As RAESP são iniciativas da sociedade civil que tem como objetivo potencializar suas ações no atendimento a pessoas egressas e seus familiares.