SOBRE

O Portal para Liberdade é uma iniciativa do Instituto Igarapé, e pretende informar e aproximar as pessoas e organizações que atuam na atenção a pessoas egressas do sistema prisional brasileiro. O Portal para Liberdade conta com a Raesp-RJ e o programa Fazendo Justiça como parceiros.

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, comunicação e influência em políticas públicas. O Instituto Igarapé é uma instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro, e trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados.

A Rede de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro – RAESP RJ foi criada em maio de 2006 através da articulação de instituições que atuavam na defesa dos direitos humanos de internos(as) e pessoas egressas do Sistema Prisional na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é formada por instituições públicas, não governamentais e pessoas físicas que unem esforços para potencializar suas ações no atendimento aos egressos (as), bem como aos seus familiares, na atenção e na luta por garantia de acesso a Direitos, em defesa da Cidadania.

Criado pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004, O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é uma instituição pública que visa a aperfeiçoar o trabalho do Judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. Sob coordenação do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas – DMF, é realizado o programa Fazendo Justiça, um conjunto de 28 ações voltadas à superação de desafios estruturais e históricos da privação de liberdade no Brasil.